REJANE CARVALHO LEITE




Formada em Arquitetura e Urbanismo, Rejane Carvalho Leite migrou da arquitetura comercial para o design de forma gradativa, assinando peças que complementavam os ambientes em seus projetos. Em 2002, passou a desenhar para a indústria, dedicando-se exclusivamente ao design. O caminho para a busca do conhecimento neste setor foi dentro das fábricas, fazendo protótipos e testando materiais e técnicas.

Vivenciou a cultura italiana, trazendo características do país que respira arquitetura para as suas criações. Trabalhou em parceria com escritório em Florença, além de ter feito cursos de aprimoramento na Universidade Politécnica de Milão. Hoje, além do seu estúdio em Porto Alegre, faz parte do coletivo Plataforma4, onde cada designer aplica suas habilidades e contribui para o processo de criação.




Gosta de desenhar à mão os primeiros traços de suas peças, além dos toques artesanais sempre presentes em cada item. Sua experiência e intuição são o seu norte ao conceber um novo produto no qual busca imprimir histórias carregadas de raízes e significados. É na arquitetura, na natureza, nas texturas, na música, na poesia, nas artes plásticas, no cinema e em outras inúmeras situações e vivências do cotidiano que renova sua fonte inspiradora.

Preocupada com o uso consciente dos materiais, busca utilizar recursos de forma consciente com o objetivo de minimizar os impactos ambientais na sua atuação. Madeira, metal, couro, alumínio e fibra estão na lista de matérias-primas utilizadas por Rejane na produção de novas peças, sempre atenta ao primor de unir a tecnologia à percepção da manualidade.



Em 2020, abriu as portas de seu estúdio em Porto Alegre, apresentando, com exclusividade, suas peças. Herança de família, datada de 1923, a casa que abriga o estúdio está localizada na avenida Cristóvão Colombo, 893, na região conhecida como Distrito Criativo. Ocupada pelo estúdio, em 2000, a casa ainda marca sua presença para quem passa na avenida e se depara com uma edificação antiga.

Na fachada, a porta, em aço corten, é a entrada para o showroom. Pé direito alto e vigamento em ipê contrastam com as paredes laterais ainda em tijolo antigo aparente, valorizando e dando o tom da atmosfera do local.





O atendimento agendado garante não apenas a segurança e o cuidado necessário no momento em que vivemos, mas também assegura que cada cliente seja atendido de forma única, com a atenção que merece para conhecer o espaço, experienciar e se encantar com as peças criadas em parceria com fábricas que prezam pela atenção aos detalhes, a manualidade e a sustentabilidade.

Para aqueles que não são moradores da região de Porto Alegre, os produtos assinados pela designer Rejane Carvalho Leite estão presentes em várias cidades dentro e fora do Brasil. Entre em contato conosco para ajudarmos a encontrar o nosso parceiro mais próximo.





×