Você conhece a Uva do Japão?
Alguns dos nossos produtos são feitos com madeira da árvore Uva do Japão. Você sabe de que forma isso ajuda a mata nativa?
Trazida do oriente nos anos 70, a árvore Uva do Japão se desenvolveu principalmente no sul do país e hoje é considerada invasora. Também conhecida como macaquinho, bananinha-do-japão, caju-do-japão, chico-magro, passa-do-japão, pé-de-galinha e outros nomes, a uva do Japão foi descrita pelo botânico sueco Carl Peter Thunberg durante suas expedições pela Ásia, com o nome científico "Hovenia dulcis".
Os animais preferem os frutos dela aos nativos e disseminam milhares de sementes na mata. O fruto comestível corresponde às pequenas bolotas junto ao pedúnculo carnoso.
Ao longo dos anos, as árvores nativas vão perdendo espaço para a Uva do Japão, que pode fornecer frutos para alimentar a fauna somente durante duas ou três semanas, ao contrário da diversidade de árvores nativas que fornecem frutos o ano todo.
Assim, sua utilização na produção de móveis ajuda na reconstrução do meio ambiente, permitindo que espécies nativas voltem a se desenvolver.
Assista o vídeo para conhecer mais sobre esse trabalho.
Abaixo estão algumas das peças produzidas com a madeira dessa árvore.
Clique em cada um dos produtos para ver mais fotos e saber mais informações.